A pesquisa na Universidade de Pernambuco

 

A Pesquisa é uma atividade básica da ciência que envolve a busca de respostas às indagações, além de desenvolver a atividade de ensino.

 

A pesquisa deve ser em sua essência, ética, de tal forma que reflita credibilidade para a sociedade. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação, levando a respostas que promovam a Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Visando contribuir com a qualidade da pesquisa, a UPE mantém três Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Clique aqui e conheça-os!

Programas de Pesquisa

  • PIBIC / PFA

    Conheça o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do PFA!
  • PIBIC / CNPq e AF

    Conheça o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq!
  • 1

 

Ética e Integridade na Pesquisa Científica
Toda pesquisa assenta-se, inevitavelmente, em opções livres e ambíguas e deverá ser humana, política e eticamente compromissada desde a primeira formulação da hipótese que se pretende verificar. Todavia, a consciência do pesquisador é a última instância de decisão (NOSELLA, 2008).
Torna-se necessário ter a consciência do que deve ser exigido para um juízo de plena ética, não a ética dos fins, mas dos meios e dos métodos. A responsabilidade do pesquisador compreende a construção da ciência como um patrimônio coletivo. É imprescindível impedir ou prejudicar o trabalho coletivo de construção da ciência bem como apropriação coletiva de seus resultados.
A expressão “integridade da pesquisa” repousa na ética profissional do cientista. Vale salientar que os mesmos valores éticos daqueles do cotidiano: honestidade, justiça, objetividade, franqueza, confiança e respeito pelos outros, constituem o alicerce da pesquisa.
A pesquisa tem por finalidade a adoção de métodos e processos criteriosos: planejamento da pesquisa, procedimentos, análises de dados, interpretação para posterior publicação em revistas científicas, um árduo caminho. A não observação dos critérios éticos para a realização da pesquisa poderá levar o pesquisador a incorrer nas seguintes falhas: invenção de dados ou informação, alteração dos resultados observados em um experimento científico e plágio, apropriação do trabalho de outro sem citar a fonte, autoria dada de presente (cada autor deve ter contribuição substancial direta, intelectual), publicação redundante ou duplicada, a não publicação da pesquisa, a não apresentação de dados completos e a não revelação de conflito de interesse.
De modo a evitá-las, a implantação da Plataforma Brasil de forma prioritária, constitui um marco na pesquisa no Brasil, atua como colaboração com a atividade de pesquisa bem como a aprovação do respectivo projeto no Comitê de Ética em Pesquisa.
 
Magaly Bushatsky
Coordenadora CEP / HUOC / PROCAPE / UPE

Anais Semana Universitária

Destaques

  • Prêmio de Novos Talentos Ricardo Ferreira [ + ]

    Destaques

    A aluna Thaís Alencar, do curso de Odontologia da UPE, recebeu o Prêmio de Novos Talentos Ricardo Ferreira na 19ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe. Dos 12 trabalhos premiados, o projeto da aluna da UPE, da área de saúde coletiva, ficou com a primeira colocação e teve a orientação da professora Cecile Soriano.

  • 1
  • 2
  • 3

Caderno de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

  • 1

PROPEGI

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Pró-Reitora: Profª. Maria Tereza Cartaxo Muniz

 

Telefone: (81) 3183-3786

Links Úteis

  • 1
  • 2
  • 3

Pró-Reitorias

Contatos

 Avenida Agamenon Magalhães, S/N  
Bairro: Santo Amaro | CEP: 50100-010
Recife - PE

  +55 81 3183-3674

 

Acompanhe a UPE nas redes sociais!