A Universidade de Pernambuco e seus campi
  • História: A Universidade de Pernambuco (UPE) tem a sua origem na Fundação de Ensino Superior de Pernambuco - FESP, criada, em 1965, pelo Governo do Estado, para manter um complexo de instituições de ensino superior de tradição em Pernambuco e no Nordeste. Extinta a antiga FESP, foi criada, em seu lugar, a Fundação Universidade de Pernambuco - UPE, reconhecida pela Portaria nº. 964, de 12 de junho de 1991, do Ministério da Educação.
  • Objetivo: A UPE tem por objetivo formar profissionais em nível de graduação e de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, nos campos do saber de sua abrangência, estimular atividades de pesquisa e capacitar docentes bem como gerar tecnologias visando ao seu aproveitamento no processo produtivo, atuando na prestação de serviços sócio-técnico-culturais à comunidade.
  • Estrutura multicampi:  A UPE possui uma estrutura de ensino concebida pioneiramente, no modelo multicampi, com características peculiares, tendo em vista a oferta de ensino superior nas diversas regiões do Estado. São os seguintes os campi já implantados: Campus Arcoverde, Campus Benfica, Campus Camaragibe, Campus Caruaru, Campus Garanhuns, Campus Mata Norte, Campus Mata Sul, Campus Petrolina, Campus Salgueiro, Campus Santo Amaro, Campus Serra Talhada e Complexo Hospitalar.

Nossos Cursos

 

A UPE oferece 57 cursos de graduação , sendo 53 na modalidade presencial e 4 a distância. Adicionalmente, a Universidade ainda conta com a possibilidade da oferta de cursos de licenciatura pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Além disso, oferta 17 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e diversos cursos lato sensu (especialização, MBA e residência).

Conheça cada um deles e faça a sua escolha!

 

 

Graduação

Presencial A Distância PARFOR

 

Pós-Graduação

Stricto Sensu Lato Sensu

 

Conheça as formas de ingresso na graduação da UPE e escolha a mais adequada para você!

 

  • Cursos Presenciais

processo de ingresso na Universidade de Pernambuco pode ser realizado de diversas maneiras. As duas principais são o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), com base na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é possível, para os estudantes regularmente matriculados em outra Instituição de Ensino Superior, ingressar pelo processo de Mobilidade Acadêmica Estudantil. A seguir, informações sobre cada uma dessas etapas.

Ingresso via SSA

O Sistema Seriado de Avaliação - SSA contempla o preenchimento de 50% (cinquenta por cento) das vagas iniciais totais, oferecidas para todos os cursos de graduação da Universidade de Pernambuco – UPE, por entrada e turno. O aluno se submete a provas em cada ano, entre o primeiro e o terceiro ano do ensino médio dos cursos com Matriz Curricular de três anos e entre o segundo e quarto ano dos cursos com Matriz Curricular de quatro anos. Os conteúdos programáticos são distribuídos ao longo dos três anos, de acordo com o manual do candidato.

Ingresso via SISU

Com a adesão ao Sisu, decidida pelo CONSUN em 2014, 50% (cinquenta por cento) das vagas iniciais totais, oferecidas para todos os cursos de graduação da Universidade de Pernambuco – UPE, por entrada e turno, a partir de 2016, considerará exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas de primeira e segunda entradas serão ofertadas na primeira chamada do Sisu. Em caso de vagas remanescentes, estão serão ofertadas no segundo semestre. Os cronogramas do Enem e do Sisu serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC.

Mobilidade Acadêmica Estudantil

O processo de Mobilidade Acadêmica Estudantil é destinado aos estudantes que desejam realizar reintegração ou uma transferência interna ou externa. Os alunos diplomados contam, ainda, com a possibilidade de solicitar o ingresso em outra habilitação ou curso de graduação oferecido pela Universidade. Atualmente, a UPE realiza o processo seletivo desta forma de ingresso em meados de junho, com ingresso apenas na segunda entrada. Os estudantes são selecionados com base no desempenho acadêmico, na instituição/unidade de origem, bem como na análise do perfil curricular. No caso de transferência externa, o interessado deverá já ter cumprido 25% da carga horária do seu curso. Será preciso também comprovar ter menos de 70% da carga horária a cumprir para conseguir a transferência.

 

ingresso nos cursos de graduação a distância oferecidos pela UPE é realizado por meio de vestibular. Os estudantes se submetem a uma prova, em uma única etapa, a qual é organizada considerando-se as áreas curriculares definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

 
  • PARFOR

Os interessados em ingressar no PARFOR deverão proceder da seguinte maneira:

1 - O primeiro passo é cadastrar o currículo na Plataforma Freire (www.freire.capes.gov.br/), na qual estarão disponibilizadas as informações sobre os cursos, bem como a relação de municípios onde as turmas são ofertadas pelas IES.

2 - É também na Plataforma Freire que se tem acesso ao calendário do programa, que orienta sobre os prazo.

3 - As etapas do processo de seleção são:

a) Pré-inscrição: o professor verifica a oferta e realiza sua pré-inscrição no curso em que necessita obter a formação requerida pela LDB.

b) Validação: a secretaria de Educação à qual o professor está vinculado analisa e homologa a pré-inscrição se o professor estiver em exercício, se a formação pleiteada estiver vinculada à sua atuação em sala de aula e for necessária para cumprir as exigências da LDB.

c) Seleção: O professor tem que ser funcionário Estadual ou municipal e estar exercendo atividades em sala de aula.

d) Matrícula: os professores selecionados apresentam a documentação exigida pela IES.

Saiba como ingressar na pós-graduação da UPE!

  • Stricto Sensu

    O ingresso na pós-graduação stricto sensu na UPE ocorre por meio do atendimento a editais dos programas de mestrado e doutorado, de acordo com a Resolução CEPE 053/2012. Como forma de ingresso, os Programas podem realizar prova de conhecimentos específicos bem como apresentação de projetos. Por outro lado, todos os Programas realizam avaliação de currículo e arguição do candidato.

  • Lato Sensu

    Os cursos de pós-graduação lato sensu abrangem aqueles denominados como cursos de Especialização, Programas de Residências e aqueles designados como MBA (Master of Business Administration). O ingresso em tais cursos se dá de acordo com a Resolução CONSUN 014/2012.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
                                                                   

  • 1

Links Úteis

  • 1
  • 2
  • 3

Pró-Reitorias

Contatos

 Avenida Agamenon Magalhães, S/N  
Bairro: Santo Amaro | CEP: 50100-010
Recife - PE

  +55 81 3183-3674

 

Acompanhe a UPE nas redes sociais!