Conheça as formas de ingresso na graduação da UPE e escolha a mais adequada para você!
- Cursos Presenciais
O processo de ingresso na Universidade de Pernambuco pode ser realizado de diversas maneiras. As duas principais são o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), com base na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é possível, para os estudantes regularmente matriculados em outra Instituição de Ensino Superior, ingressar pelo processo de Mobilidade Acadêmica Estudantil. A seguir, informações sobre cada uma dessas etapas.
Ingresso via SSA
O Sistema Seriado de Avaliação - SSA contempla o preenchimento de 50% (cinquenta por cento) das vagas iniciais totais, oferecidas para todos os cursos de graduação da Universidade de Pernambuco – UPE, por entrada e turno. O aluno se submete a provas em cada ano, entre o primeiro e o terceiro ano do ensino médio dos cursos com Matriz Curricular de três anos e entre o segundo e quarto ano dos cursos com Matriz Curricular de quatro anos. Os conteúdos programáticos são distribuídos ao longo dos três anos, de acordo com o manual do candidato.
Ingresso via SISU
Com a adesão ao Sisu, decidida pelo CONSUN em 2014, 50% (cinquenta por cento) das vagas iniciais totais, oferecidas para todos os cursos de graduação da Universidade de Pernambuco – UPE, por entrada e turno, a partir de 2016, considerará exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas de primeira e segunda entradas serão ofertadas na primeira chamada do Sisu. Em caso de vagas remanescentes, então serão ofertadas no segundo semestre. Os cronogramas do Enem e do Sisu serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC.
Mobilidade Acadêmica Estudantil
O processo de Mobilidade Acadêmica Estudantil é destinado aos estudantes que desejam realizar reintegração ou uma transferência interna ou externa. Os alunos diplomados contam, ainda, com a possibilidade de solicitar o ingresso em outra habilitação ou curso de graduação oferecido pela Universidade. Atualmente, a UPE realiza o processo seletivo desta forma de ingresso em meados de junho, com ingresso apenas na segunda entrada. Os estudantes são selecionados com base no desempenho acadêmico, na instituição/unidade de origem, bem como na análise do perfil curricular. No caso de transferência externa, o interessado deverá já ter cumprido 25% da carga horária do seu curso. Será preciso também comprovar ter menos de 70% da carga horária a cumprir para conseguir a transferência.
- Cursos EAD
O ingresso nos cursos de graduação a distância oferecidos pela UPE é realizado por meio de vestibular. Os estudantes se submetem a uma prova, em uma única etapa, a qual é organizada considerando-se as áreas curriculares definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
- PARFOR
Os interessados em ingressar no PARFOR deverão proceder da seguinte maneira:
1 - O primeiro passo é cadastrar o currículo na Plataforma Freire (www.freire.capes.gov.br/), na qual estarão disponibilizadas as informações sobre os cursos, bem como a relação de municípios onde as turmas são ofertadas pelas IES.
2 - É também na Plataforma Freire que se tem acesso ao calendário do programa, que orienta sobre os prazo.
3 - As etapas do processo de seleção são:
a) Pré-inscrição: o professor verifica a oferta e realiza sua pré-inscrição no curso em que necessita obter a formação requerida pela LDB.
b) Validação: a secretaria de Educação à qual o professor está vinculado analisa e homologa a pré-inscrição se o professor estiver em exercício, se a formação pleiteada estiver vinculada à sua atuação em sala de aula e for necessária para cumprir as exigências da LDB.
c) Seleção: O professor tem que ser funcionário Estadual ou municipal e estar exercendo atividades em sala de aula.
d) Matrícula: os professores selecionados apresentam a documentação exigida pela IES.