ENADE
Uma parte da avaliação da qualidade dos cursos, a partir do desempenho dos estudantes, está atrelada ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), que é um componente obrigatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O ENADE tem por objetivo avaliar o desempenho acadêmico dos(as) estudantes dos cursos de graduação e é condição obrigatória para a obtenção do diploma (Portaria Ministerial nº 2.051, de 09/07/2004).
Este componente é de responsabilidade do(a) estudante. O(A) estudante, para ter seu diploma expedido, deverá estar com situação regular junto ao ENADE.
Estão habilitados(as) a participar do ENADE todos(as) estudantes ingressantes e concluintes dos cursos a serem avaliados.
O cronograma do exame e a relação de cursos a serem avaliados são determinados, a cada ano, pelo Ministério da Educação, respeitando um ciclo trienal.
É de responsabilidade do(a) estudante acompanhar o período em que deverá prestar o ENADE no ciclo avaliativo referente ao curso que esteja vinculado(a).