Um pouco sobre o diretório
A educação brasileira passou por diversos momentos de discussões acerca dos seus rumos, pautando desde o modelo de universidade ideal até o investimento em assistência estudantil. No meio disso o movimento estudantil nacional foi decisivo na disseminação das opiniões através da organização em rede, com entidades como a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e as uniões estaduais que se ramificam nas universidades por meio das entidades gerais e de base.
Aí é que entra o Diretório Central dos Estudantes da UPE, com papel decisivo de representar todos os estudantes espalhados em 57 cursos de 11 campi. Batizado de "Professor Paulo Freire", o DCE conta com 37 anos de história de protagonismo nas principais lutas da UPE, como a conquista da gratuidade e a atual discussão sobre Assistência Estudantil. É papel do DCE debater e votar nos principais fóruns deliberativos da Universidade como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Universitário (CONSUN).
Dentro de uma UPE tão ampla é importante também se organizar em diversos assuntos, o que faz com que o Diretório se divida em coordenação de esportes, cultura, saúde, assistência estudantil, LGBT H, meio ambiente, entre outros.
Todo estudante devidamente matriculado pode participar do DCE, basta estar disposto a contribuir com a luta por uma Universidade de Pernambuco público, popular, democrática e de qualidade.
*Com informações do DCE Paulo Freire.